top of page

Pinstriping

O que é este método decorativo de pinturas? Muitas pessoas não sabem como se chama, muitas pessoas não sabem como se faz, o que se sabe é que quer este modelo de imprimir a exclusividade em uma peça, um capacete, uma prancha, um veículo. Pinturas realizadas à moda antiga, algo decorativo muito presente na kustom kulture onde deixa cada vez mais personalizado, mais com a "cara" do dono, e o que se preza é realmente a autenticidade de cada peça, de cada veículo, um estilo de vida peculiar da década de 1950!



Pinstriping feito no evento BMS 2018 em Curitiba - PR
Pinstriping feito no evento BMS 2018 em Curitiba - PR

Hoje claramente as pessoas esquecem estas referências, e conhecimento como House of Kolor com pinturas candy ( que veremos pra frente) praticamente criação de métodos artesanais de pintura muito antes de existirem as ferramentas hoje presentes no mercado ou então as tintas já especiais para algumas aplicações.


O significado do pinstriping ( tradução literal "tirinhas" ) é exatamente este, ser único, pois a partir do momento que se começam replicações ou então cópias, deixa de ser único, deixa de lado a exclusividade que a pintura expressa em seu modelo de arte, a peça por ela decorada. Pinturas feitas à mão com pincéis e tintas específicas para o trabalho Mundialmente, artistas como Kenny Howard, Dennis "Gibb" Gibbish, Ed "Big Daddy" Roth ( criador do Rat Fink ) e Dean Jeffries, foram os precursores do movimento, tanto na arte do pinstriping como na Kustom Julture. Hoje no Brasil já temos nomes conhecidos no cenário e atualmente vivendo da arte. Porém por aqui a história ainda está sendo escrita, novos artistas surgem, antigos artistas somem, e assim caminhamos a evolução neste cenário.

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page