top of page

O que significa a caveira mexicana?


Caveira decorada com as cores representando alegria
Caveira decorada com as cores representando alegria

A Caveira mexicana é um símbolo utilizado nos rituais do Dia dos Mortos no México, representando a vida e a proteção contra os maus espíritos.


A caveira mexicana é um dos principais símbolos da celebração popular do Dia de los Muertos (Dia dos Mortos), uma festa tradicional no México e que homenageia as pessoas que já morreram.

No entanto, diferentemente da imagem mórbida que a caveira transmite na maioria das outras culturais, principalmente a cristã, a caveira mexicana é colorida, estilizada e bastante decorada com desenhos de flores.

Para os mexicanos, a festividade do Dia dos Mortos ocorre entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Tradicionalmente, durante este período, acredita-se que os mortos retornam ao mundo dos vivos para visitar os seus entes queridos.

Como celebração, são feitos grandes banquetes, com música e apresentações artísticas, sendo a caveira mexicana uma das simbologias mais usuais nos espetáculos.

Durante o Dia de los Muertos, as pessoas costumam sair às ruas com fantasias ou maquiagens de caveiras mexicanas, principalmente entre as mulheres, representando a personagem de La Catrina, a "Dama de la Muerte" – o esqueleto de uma mulher da alta sociedade, que lembra as pessoas sobre a efemeridade das diferenças sociais diante da morte.



O uso da caveira como símbolo sagrado foi incorporado à cultura mexicana por influência dos Maias, Incas e Astecas (povos pré-colombianos) que habitavam a região do México.

Os Astecas, por exemplo, guardavam os crânios de seus familiares e amigos como troféus, pois acreditavam que a cabeça era a parte onde ficavam armazenadas todas as boas lembranças e memórias da pessoa que faleceu.

Atualmente, a tatuagem de caveira mexicana é bastante comum, principalmente devido ao simbolismo que envolve este desenho (proteção contra espíritos malignos e homenagem a vida) e ao seu estilo estético único.

2.026 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page