Manta Mexicana, Sarape

Sarape é uma forma alternativa de poncho (Serape) .

Como substantivos a diferença entre sarape e poncho (serape) é que o poncho é um tipo de manta usado como manto, especialmente pelos hispano-americanos.

O México é um país rico em cultura e história. A riqueza de sua cultura e a cordialidade de seu povo são refletidas nas roupas mexicanas tradicionais usadas por eles. Devido à abundância de tons terrosos de seu ambiente, como vermelhos, marrons, amarelos e verdes, os tecelões fizeram intrincados padrões e desenhos vibrantes em suas roupas. Embora a roupa tradicional mexicana tenha sofrido vários períodos de mudança, ela manteve a sua beleza pela qual ainda é admirada.



Estilos tradicionais

Os estilos tradicionais de roupa mexicana incluem os trajes diários e os tradicionais. As roupas diárias para as mulheres normais são blusa e saia na altura do tornozelo ou joelho. Também usam uma túnica sem mangas, chamada de huipil e um tipo de xale, chamado de rebozo. A moda masculina cotidiana é camisa, calças, botas, sombrero e uma capa grande, chamada de sarape. Os trajes tradicionais do México eram usados em férias e ocasiões especiais. O traje inclui o vestido de puebla, o quechquemitl e o traje de charro.


Função

No caso da motocicleta se tem a manta para várias funções, além da decoração, como por exemplo: exposição, função de cobertor para um dia de frio caso esteja viajando, deitar em um gramado à beira da estrada para apreciar a paisagem, entre outras possibilidades como não esquecer das origens tradicionais da região. Usado como travesseiro, colchão ou capa, bem como um cobertor de sela, banco entre outros.


Influências