top of page

La Catrina

Qual é o significado por trás dessa figura popular na cultura mexicana?


A Catrina ( La Catrina ) foi criada por Jose Guadalupe Posada no ano de 1910 e é a imagem plástica da morte mais representativa no México feita pelo artista, ilustrada com o objetivo de demonstrar que todos após a morte são iguais, todos acabam se tornando caveira, independente de raça ou posição social.


Imagem: Calavera de la Catrina (Crânio da Dândi Fêmea), do portfólio 36 Gravuras: José Guadalupe Posada.
Imagem: Calavera de la Catrina (Crânio da Dândi Fêmea), do portfólio 36 Gravuras: José Guadalupe Posada.

José Guadalupe Posada retratou um garbancera, nome daqueles que, sendo indígenas ou pobres, se fingiam de origem europeia ou muito ricos. Posada fez enfocando o rosto com seu chapéu muito enfeitado , então o renomado artista Diego Rivera a pintou em um mural com Posada, chamou-a de Catrina e deu-lhe um traje com tudo e penas, como a conhecemos hoje. Também surgiu a figura de Catrín, um homem cuja aparência seria tão estilosa a ponto de influenciar na ideia da Catrina na época. Junto com essas imagens foram adaptadas as "caveiras", sua origem remonta ao século XIX e nasceram para expressar opiniões ou sentimentos como epitáfios irreverentes, em relação às pessoas ou à situação política do país. O primeiro jornal a publicar um foi El Socialista , de Guadalajara, em 1849.


Atualmente, aqui em nossa loja da 16mais, contamos com uma arte de Catrina pintada em uma das paredes, dentro de um contexto de várias artes reproduzidas pelo nosso parceiro e amigo Mostre_one, trazendo um pouco dessa cultura para inspiração, já que é natural da Cidade do México e hoje reside em Balneário Camboriú - SC - Brasil.



Interior de nossa loja em Balneário Camboriú - SC
Interior de nossa loja em Balneário Camboriú - SC


819 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page