Qual é o significado por trás dessa figura popular na cultura mexicana?
A Catrina ( La Catrina ) foi criada por Jose Guadalupe Posada no ano de 1910 e é a imagem plástica da morte mais representativa no México feita pelo artista, ilustrada com o objetivo de demonstrar que todos após a morte são iguais, todos acabam se tornando caveira, independente de raça ou posição social.
José Guadalupe Posada retratou um garbancera, nome daqueles que, sendo indígenas ou pobres, se fingiam de origem europeia ou muito ricos. Posada fez enfocando o rosto com seu chapéu muito enfeitado , então o renomado artista Diego Rivera a pintou em um mural com Posada, chamou-a de Catrina e deu-lhe um traje com tudo e penas, como a conhecemos hoje. Também surgiu a figura de Catrín, um homem cuja aparência seria tão estilosa a ponto de influenciar na ideia da Catrina na época. Junto com essas imagens foram adaptadas as "caveiras", sua origem remonta ao século XIX e nasceram para expressar opiniões ou sentimentos como epitáfios irreverentes, em relação às pessoas ou à situação política do país. O primeiro jornal a publicar um foi El Socialista , de Guadalajara, em 1849.
Atualmente, aqui em nossa loja da 16mais, contamos com uma arte de Catrina pintada em uma das paredes, dentro de um contexto de várias artes reproduzidas pelo nosso parceiro e amigo Mostre_one, trazendo um pouco dessa cultura para inspiração, já que é natural da Cidade do México e hoje reside em Balneário Camboriú - SC - Brasil.
コメント